sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

1º FÓRUM METROPOLITANO DE JUVENTUDE E HIP HOP- EM CUBATÃO













1º FÓRUM METROPOLITANO DE JUVENTUDE E HIP HOP
REALIZAÇÃO: FRENTE NACIONAL DE MULHERES DO HIP HOP.
APOIO: U.G.B.(Underground Baixada) e Cufa Guaruja.


Mais uma vez a Cufa Guaruja e a U.G.B.(Underground Baixada) marcaram presença em um evento importante para o HIP HOP e JUVENTUDE aqui na Baixada Santista.
A cena rolou em Cubatão, com o 1º Fórum de Juventude e Hip Hop onde contamos com a presença de pessoas do nosso movimento e cidadãos locais.
No primeiro momento tivemos o debate com o tema “POLITICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE”, no qual compuseram a mesa, Danilo Otto (Diretor de Juventude de São Vicente), Mina Sú (Coordenadora Cultural da Cufa-Guarujá) e Erick (Presidente do Concult de Marília-SP).
Onde cada um pode dizer como está os projeto em suas cidades.
O Eric nos deu uma ótima contribuição, mostrando como a juventude de Marília se articulou, para conseguir o que eles têm hoje.
“E umas das partes marcantes foram algumas idéias que ele passou que nos levou a reflexão como: “Políticas Publicas Para a Juventude – não pode ser oba-oba, temos que saber o que queremos” e que “ O jovem não necessariamente precisa só estudar, mais sim gerar renda, através de cursos remunerados” e que o “Plano de Cultura é a arma da consciência” .
Tendo esses princípios já dá pra ter uma base sobre organização, pra fazer “acontecer” os nossos projetos.
Já o Danilo, nos contou sobre vários projetos de sucesso em São Vicente, como o “Tubo de Ensaio, “Tripulantes do Futuro entre outros.
E a Mina Sú, falou sobre os projetos da Cufa Guarujá e o mais novo projeto lá na Fundação Casa com oficinas e concursos culturais.
Foi de bom aproveito esse bate-papo mesmo, a U.G.B. aprendeu muitas coisas a serem agregadas futuramente em nosso Movimento.
No segundo tema, “Hip Hop e Ações Afirmativas-” Juventude em movimento é Hip Hop em ação.
Nessa mesa compuseram, Marcio Tchuck Brasil (Assessor de Cultura para projetos de Hip Hop de SP), Nego Panda (Rapper e Poeta de Praia Grande).
Panda iniciou o debate dizendo suas dificuldades, que na realidade não são só suas, pela falta de apoio da Prefeitura para desenvolverem seus projetos.
E o Marcio falou sobre a sua experiência como assessor do Hip Hop, no qual ele disse que as pessoas que fazem evento projetos têm que fazer ofício e agir de acordo com os protocolos das prefeituras, documentando tudo.
Para o governo ver que o Hip Hop é um movimento organizado e político também.
Falou um pouso sobre sua vida e profissão que foi escolhida por influência do nosso Movimento, hoje ele é advogado.
A Mina Sù apresentou a U.G.B. pra geral e já colhemos vários frutos.
Infelizmente não tivemos a participação de ninguém da Bertioga, Peruíbe e Mongaguá, mais a U.G.B. já está começando fazer contato, para que na próxima ninguém fique de fora.
É o Fórum encerrou em grande estilo, com o SARAU DAS OSTRAS, com vários poetas da periferia, entre eles PELÉ, DN. LUDIMAR, FERNANDES, PANDA, ORNELLA E DAVI-D.
Tivemos também a presença do B.Boy Pedro Paulo e o pessoal de seu grupo ''Academia de Break'' fazendo uma apresentação no local e tirando muitos aplausos dos participantes do Fórum.



Nenhum comentário:

Postar um comentário